Slide - Menu

Posts

sobreLx

Sobre Lisboa, com o significado sobre/por cima de, apresenta os lugares em Lisboa com vistas excepcionais, lugares onde se pode ter Lisboa aos nossos pés. Há Miradouros espalhados um pouco por toda a cidade e, em cada um se vê Lisboa segundo um ângulo diferente. Uns são públicos, outros encontram-se em restaurantes, hotéis ou torres mas, todos são lugares onde Lisboa se vê  a si própria.



As Imagens

As imagens incluídas, servem para despertar interesse pelos locais e, serão preferencialmente registos pessoais embora, no caso dos estabelecimentos hoteleiros ou comerciais possam ser usadas, quando autorizadas ou fornecidas, as imagens profissionais dos seus sites.
À medida que o blog for evoluindo também aumentará o volume das imagens apresentadas no slideshow da página as imagens que conterá as imagens mais significativas das publicações.



a
Os Pontos amarelos (classificação sobreLx)


panorâmicaabrangênciainfraestruturaacesso
◆◆◆◆◆◆◆◆◆◆◆◆ver legenda

Associados aos lugares surgem quatro grupos de pontos amarelos (de 0 a 4) que servem como referência para quem não conhece bem Lisboa e têm o objectivo de, de uma forma imediata, dar a conhecer as características do lugar.
Embora com regras, é uma visão subjectiva e intimamente ligada aos objectivos deste blog.
Demos um enquadramento de acordo com as características dos lugares: a vista que oferecem; as infraestruturas onde estão inseridos ou que dispõem e acesso público que permitem.
Encontra-se disponível para consulta do seu significado um slideshow na barra lateral em Legenda

Abrangência e Panorâmica (neste site/blog):
A Panorâmica não é medida a régua e esquadro, é uma aproximação e tem a ver com o ângulo de visão que nos é oferecido e a Abrangência está directamente ligada à altitude e à menor ou maior obstrução do espaço circundante com edificações mais altas. (mas também está ligada "à quantidade" de visão sobre LISBOA.
Nesta escolha foram descartados os espaços com vistas maravilhosas sobre o rio. Aqueles, onde não se aviste nem um pouco de Lisboa, foram excluídos. Lamentamos mas restaurantes e esplanada junto ao rio, nesta escolha, têm uma abrangência de um ponto!... ou não foram incluídos)

As classificações, panorâmica e abrangência neste site/blog, parecem a mesma coisa mas, não são...
Por exemplo: Quando saímos para a rua temos uma visão de 360º (grande panorâmica) mas a abrangência depende dos prédios da rua e, como tal, podemos só ver esses prédio em nosso redor (baixa abrangência).
Em contrapartida da varanda da nossa casa temos uma visão de 180º (média panorâmica) (não podemos ver a zona oculta pela nossa casa) mas a abrangência pode ser muito ampla (grande abrangência), sobretudo se morarmos num piso mais elevado que o prédio em frente.

Infraestruturas:
Tanto podem dizer respeito ao próprio edifício ou a onde se inserem quando se trata de espaços reservados a clientes (hotéis de 5 e 4 estrelas são de luxo, as suas piscinas, Spas, etc também são) como ao serviço público que prestam quando se trata de espaços públicos. Por exemplo um Miradouro que tenha sombras, bancos, informação e demais infraestruturas é de luxo enquanto que outro que tenha um restaurante de luxo sem acesso público a todas as bolsas e a todas as horas e não tenha nem um banco nem uma sombra é considerado sem apoios.

Acesso:
Consideramos reservados a clientes espaços incluídos em hotéis ou restaurantes mas também aqueles que embora públicos o acesso é feito mediante pagamento (ex. Miradouro das Torres das Amoreira, Miradouro do Arco da Rua Augusta).
Consideramos de acesso ocasional ou restrito, espaços (do Estado ou não) que ocasionalmente proporcionam eventos públicos, como o Palácio de Belém e o Torreão Poente do Paço da Ribeira.